sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Entrevista: Curuman – 10 Estrelas
Das cercanias de Porto Alegre, Curuman tem currículo de respeito. Ele é a mais de 10 anos um “Mano do Rap” e também integrante de uma TR.O.PA.
Produtor desde 2008, ele tem oficialmente lançado o albúm O Poder da Palavra de 2005 com os Manos do Rap e o EP Seja Qual Feira Que For com os Trovadores Originas de Porto Alegre. Rompendo rótulos, ele ainda manteve contato próximo com a banda de Rock n’ Roll Ultramen, chegando até a assumir os vocais do coletivo Porto Alegrense por um tempo.
Não o bastante, o rapper lança-se em 2011 em vôo solo, munido de sua “constelação”. A primeira estrela você já conferiu aqui. Agora, ele fala ao @Rapevolusom um pouco sobre sua carreira e seu novo projeto.
@Rapevolusom: Depois de 10 anos de carreira, um trabalho solo, porque?
Curuman: Com a saida do meu parceiro Dú em 2005, do grupo Manos do Rap, pensei em continuar com o nome do grupo, mas decidimos, Dj Anderson e eu, que era melhor encerrar pra não perder a indentidade do Manos do Rap, já que o Dú é o fundador do grupo. Resolvi então fazer uma carreira solo, pois tinha muitas idéias, e gostaria de coloca-lás em prática com o meu estilo eclético.
@Rapevolusom: Dizem que o primeiro álbum é aquele que o artista leva a vida toda pra fazer. Onde ele fala sobre tudo aquilo que sempre quis abordar. Você sente essa sensação agora como artista solo?
Curuman: Em 2005 comecei a escrever e produzir muita coisa, pra agora no final de 2011 escolher SOMENTE 10 músicas. Neste disco eu abordei bastante o amor que tenho pela música, e fiz bastante metáforas, buscando aperfeiçoar uma linguagem poética que atinja a todos os públicos.
@Rapevolusom: E porque: “10 estrelas”?
Curuman: 10 Estrelas, porque na minha opinião quem tem que brilhar num disco são as músicas, ou seja, elas sim são as verdadeiras estrelas e não o artista em si. Este disco é a minha constelação.
@Rapevolusom: A mensagem do single Track Especial é de fazer um som que agrade o público, que é obviamente quem consome a música.
Você acha que os rappers Brasileiros estão trocando a fórmula de canções mais introspectivas pra abraçar o lado comercial dos singles?
Curuman: Concerteza, uns procuram dignidade de poder tocar num palco com estrutura boa, cachê digno, ter maior reconhecimento e acabam indo pra esta vertente mais comercial. NÃO ACHO ERRADO!! Tem outros que só procuram grana e fama, talvez um dia eles até achem, mas enquanto isso podem estar prejudicando quem realmente faz por amor o Rap. Porém, pra mim, o importante é a boa música, independente de qualquer estilo. E abordo sobre este assunto na faixa 06, na música É O RAP BABY, que vocês só vão saber se obtiverem o CD. E citando sobre a faixa 01, TRACK ESPECIAL, eu abordo que não pode ser só mais uma música, simplesmente, e sim ser especial, fazer de coração.
@Rapevolusom: Fale sobre o desafio de ter o trabalho conhecido em outros pontos do Brasil.
Curuman: Acho, que pra mim que me enquadro no cenário de artista independente, é um desafio e tanto, já que não temos distribuição à altura em que gostariamos que fosse, e nem divulgação de rádio e tv do tamanho da nossa ambição. A ferramenta mais forte que temos em mão hoje é a internet, e as amizades.. É com isso que muitos artistas contam pra poder fazer sua divulgação pra todo o Brasil. Espero poder ser reconhecido em todos os cantos do nosso pais, e fazer com que o Rap se fortaleça cada vez mais.
@Rapevolusom: O que é melhor? Produzir para si sem interferências ou ter opiniões e intervenções diferentes?
Curuman: Bah, esta é uma pergunta difícil de ser respondida, pois ora quero fazer uma produção sozinho, sem interferência de ninguém, e ora quero fazer uma produção com idéias e opiniões diferentes… Eu como produtor, gosto de estar sempre atualizado e trocar idéias com outros produtores, mc’s e amigos de bom gosto musical, e tem horas que eu quero fazer sozinho.
@Rapevolusom: Quem completa as 10 estrelas com você.
Curuman: Na faixa 01 TRACK ESPECIAL: Venoruin do grupo Venark; na faixa 02 JÚRI: TR.O.PA composta pelos músicos: Mayron Recplay, Divox, Estorvo, Leandro Db, N-Jay, DJ Anderson, DJ Madruga, B.I.G.; Na faixa 04 FORA DO TOM: Nego Estrela; na faixa 07 DOWNLOAD: N-Jay e DJ Anderson.
@Rapevolusom: Como será lançamento e distribuição? Será físico ou apenas digital?
Curuman: Será feito de forma independente, fisíco e digital, já deixando em aberto se alguém quiser ajudar na forma de apoio ou patrocínio este músico aqui agradece.
@Rapevolusom: Fale um pouco dos seus projetos paralelos
Curuman: Um dos projetos que tenho junto com meu amigo Didiow chamado PRÉ-DEMO
que é uma vertente mais under,começou no intuito de fazer só sons demo, sem muita pretenção ,mas como meu amigo está num alto nível de composição a parada se tornou mais séria e começamos a conseguir adeptos através da internet e agora ta firmando o novo grupo.
Meu outro projeto é a volta do meu primeiro grupo chamado MANOS DO RAP (NEW MANOS)voltando com a formação original ,RAPPER DÚ ,DJ ANDERSON E CURUMAN,já estamos com algumas faixas gravadas e esperamos volta com força para a cena do rap nacional.
@Rapevolusom: Com tanta coisa feita, depois do solo, qual é o próximo passo?
Curuman: Seguir com a divulgação do meu CD solo, e paralelo a isso o trabalho que faço junto com o meu grupo PRÉ-DEMO, esta agendado já para este mês a gravação de dois clipes,
um da música EU VOU PRA PISTA, e o outro da música O TEMPO CORRE, que será lançado no fim de dezembro, numa festa ainda a ser divulgada a data aqui em Porto Alegre.
@Rapevolusom: Um Salve!
Curuman: Um salve para toda rapa que curte a boa música para toda a rapa que cede espaço para eu divulgar o meu trabalho, em especial ao jornalista/blogueiro OKOCHA, e ao produtor DEVASTO, e todos os maninho que participaram no disco e em especial a minha dama SIMONE que me ajuda direto nos “business”.
Holla @ Curuman
Contato: simone.oldani23@gmail.com Msn: Curumanos@hotmail.com
Fone: (51)9370-8236 ou (51)8237-8133
www.myspace.com/Curumanos
www.twitter.com/Curumanos
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001247011538
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário